domingo, 20 de maio de 2018

Adeus Padre Osvaldo, apóstolo da educação e da fé, ícone sem igual na história religiosa, pedagógica e política da nossa querida Luís Gomes

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
 Adeus Padre Osvaldo, apóstolo da educação e da fé, ícone sem igual na história religiosa, pedagógica e política da nossa querida Luís Gomes


Pe. Osvaldo, meu grande professor, meu mestre, o nosso apóstolo da educação e da fé, ícone sem igual na história religiosa, pedagógica e política da nossa querida Luís Gomes. A notícia de sua morte nos deixou profundamente tristes, perdemos materialmente aquele que tanto fez pelo povo de Luís Gomes, o mais devotado servo de Deus que já habitou essa urbe, sempre disposto a servir a Deus e ao povo, da terra que escolheu como sua pátria primeira – Luís Gomes.
Não podemos nos despedir de Pe. Osvaldo, sem em alto e bom, rememorar um pouco de sua história, história que se confunde com a história de progresso de Luís Gomes, pois a chegada de Pe. Osvaldo marcou um novo tempo, o progresso aportou e a cidade de apenas 4 pontas de ruas ficou apenas na memória e nos anais da história.
Assim sendo e sendo eu um devotado discípulo seu, em meu nome enquanto professor do Colégio fundador por ele, para oportunizar mais oportunidade de saber aos jovens e também professor da Centenária Escola Estadual Cel. Fernandes, deixar de destacar merecidamente um pouco dos seus numerosos feitos e de suas qualidades, qualidades singulares, de grande homem, de benfeitor, de servo exemplar do Senhor.
Padre Osvaldo, nasceu no dia 04 de agosto de 1930, em Mutambeira, distrito de Santana de Acaraú - CE, onde passou sua infância. Em Luís Gomes desde a manhã de 22 de fevereiro de 1960. Ele estudou em Canindé e Fortaleza – CE, Olinda – PE, João Pessoa – PB, Mossoró e Natal– RN, sendo ordenado Sacerdote, pela imposição das mãos de Dom Elizeu Simões Mendes, na capela do Seminário “Santa Terezinha” – Mossoró - RN, no dia 22 de dezembro de 1957. 
Padre Osvaldo demonstrou ao longo de sua vida ser aquele ser humano que o grande filosofo Diógenes definiu pelas ruas da secular Atenas quando procurava com um farol acesso em plena luz do dia, “aquele que não ostenta poder, nem glória, mas aquele que pelo saber e pelo testemunho de vida prova ser um homem de virtudes e qualidade”.
Sabemos que Cristo caminha conosco pela intercessão das mãos consagradas do Padre, que em cada celebração Eucarística o coloca vivo entre nós; pleno de misericórdia, perdão e amor. No colocar Deus vivo em nosso meio, Padre Osvaldo, fez mais que um padre deveria fazer, ele nos apresentou, didaticamente, um Deus rico em misericórdia, fazendo-nos entender o quanto nosso Deus é bom e o quanto devemos seguir seus ensinamentos.
Paralelamente à sua formação religiosa e as atividades religiosas, Padre Osvaldo dedicou-se ao exercício do magistério como professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN no Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM em Pau dos Ferros e como professor e diretor do Colégio, fundado por ele, fez ser conhecido como apóstolo da educação e da fé.
Uma das obras que mais trouxe alegria a Padre Osvaldo, além da bela e imponente Matriz de Senhora Santana – remodelada em 10 anos, exemplo inequívoco de sua perseverança, foi o Colégio, responsável por abrir as portas do saber a sedenta juventude. O colégio nasceu como anexo do Colégio Afonso Pereira, de Uiraúna – PB e, recebeu inicialmente o nome Ginásio Comercial Luís Gomes, chamando-se hoje Colégio Municipal Padre Osvaldo, numa merecida homenagem.
Padre Osvaldo, além de grande religioso e educador foi também um grande administrador. Administrou Luís Gomes por três vezes, sendo reconhecido pelos munícipes e por toda região como um prefeito sempre a serviço do povo, o honro cargo de prefeito por 14 anos não lhe trouxe vaidade e nem tão pouco riqueza material, o desapego material sempre foi uma das suas marcas. Fundou e administrou a Escola Profissional Francisca Fernandes Claudino, hoje FUNFFEC, por décadas, junto com João Claudino Fernandes, sempre procurando atender os mais necessitados, sendo uma espécie de advogado dos menos abastados de nossa sociedade.
Destacar as inúmeras qualidades de Padre Osvaldo é um ato de justiça, é oportunizar as crianças e jovens que aqui se fazem presentes ter uma dimensão do que representa Pe. Osvaldo; é permitir aos admiradores e aos mais vividos uma nostálgica e inebriante viagem no túnel do tempo rememorando a grande contribuição dada por Pe. Osvaldo no edificar de Luís Gomes, fazendo com que se perceba e admita que nosso município é outro a partir de suas ações progressistas, que sua chegada e permanência em Luís Gomes mudou a história e o destino da querida Luís Gomes.
Padre Osvaldo tem, impressa, em Luís Gomes e região a sua marca, quer como religioso, assemelhando-se aos melhores exemplares que se tem imortalizado nos anais de nossa história, quer como homem público, sempre preocupado em preparar Luís Gomes para dias de mais progresso, de melhores oportunidades para todos. Pe. Osvaldo representa a personificação da figura de um grande homem, dada as suas ações e atos sempre colocando o bem da coletividade em primeiro lugar; é um exemplo a ser seguido, sinônimo de homem de valor. O sucesso, não lhe trouxe vaidades, e a generosidade sempre foi visível no espaldar de suas mãos abertas. Seu testemunho de vida ultrapassará as barreiras invisíveis do mundo midiático por que se revestiram sempre de humildade e bondade, características de um homem além de seu tempo, um exemplo a ser seguido por gerações.
Dentre as inúmeras obras com a marca Pe. Osvaldo elencamos as seguintes: 1 – Açude Lulu Pinto, manancial que abastece a cidade e parte da zona rural;2 – CIBRAZEM;3 – CSU;4 – Escola Estadual Mariana Cavalcanti;5 – Sistema de Abastecimento D’água;6 – Praça do Centenário “Dr. Jader Torquato do Rêgo”;7 – Criação do Município de Major Sales;8 – Mercado Público de Major Sales;9 – Centro de Saúde Joaquim Martins;10 – Maternidade Paroquial Cel. Antonio Gonçalves;11 – COHAB;12 – 300 chãos de casa para início do Conjunto Sol Nascente;13 – Posto Telefônico na zona urbana e rural;14 – Matriz de Senhora Santana;15 – Diversas escolas na zona rural;16 – Diversos postos de saúde na zona rural;17 – Estádio Paroquial Nia Torquato, hoje Estádio Municipal Nia Torquato;18 – Centro Comunitário Paroquial Francisco Patrício de Figueiredo;19 – Primeira quadra esportiva de Luís Gomes, a quadra do Colégio;20 – Fundou junto com o Empresário João Claudino a Escola Profissional Francisca Fernandes Claudino, hoje FUNFFEC;21 – Criação de diversas ruas (Antonio Augusto, Major Baltazar Meireles, Avenida Senhora Santana, Adjunto Carlos, dente outras);22 – Ampliação da rede elétrica em boa parte da zona urbana e rural;23 – Milhares de metros de calçamento;24 – Delegacia de polícia;25 – Banda de Música Dr. Vicente Fernandes Lopes e 26 – Diversas capelas.
Dentre as obras citadas a maior de todas elas foi seu exemplo. Pe. Osvaldo, deixa uma lacuna impreenchível na nossa Luís Gomes, pois a todo instante de sua vida estava a nos ensinar e apresentar um Deus maravilhoso, o qual devemos seguir seguros de sua infinita misericórdia e imparcialidade.
A Pe. Osvaldo, devemos tudo isso, além de uma incansável luta pela melhoria da educação dos jovens de Luís Gomes, e as benesses que ora desfrutamos são advindas das sementes de sabedoria plantadas por ele e que se resumem no slogan do Colégio, em um latim perfeito, “Pro Deus et Patria”, ou seja, Por Deus e pela Pátria.
Pe. Osvaldo! Que o Senhor continue sendo o escudo protetor do povo luís-gomenses, que seu exemplo seja a bussola a guiar seu amado povo da terra de Senhora Santana, mãe da mãe do nosso Deus, livrando-os de todo mal e aproximando-os cada vez mais da glória do Deus – Pai, Filho e Espirito Santo.
Pe. Osvaldo, apóstolo da educação e da fé, o evangelista João 11:25-26 afirma: “ Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente." 
Por fim rogo a Deus que seu exemplo haja como fermento e se multiplique, pois, a Pátria necessita de homens com qualidades igualáveis as qualidades de Pe. Osvaldo.
Descanse em paz, Mestre!

Prof. Franklin Miguel Fernandes

Em: Luís Gomes – RN, 20 de fevereiro de 2018. — com Francisco Jorge.

Nenhum comentário :

Postar um comentário