segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Em um dia...Hospital Regional de Pau dos Ferros atendeu mais de 120 crianças acometidas de diarreia.

O Hospital Dr Cleodon Carlos de Andrade, sediado em Pau dos Ferros, que é referência na região para atendimento de urgências, recebeu na ultima quinta-feira, 28 de janeiro, uma grande demanda de crianças acometidas de diarreias. Foram mais de 120 (cento e vinte) atendimentos de crianças com estes sintomas. 
A diretora do HCCA, enfermeira Márcia Holanda, e sua equipe, requisitaram reforços na área médica e de enfermagem e medicamentosa, além dos profissionais da escala para intensificar a assistência pelo grande número de pacientes infantis que buscaram atendimento na unidade hospitalar.

O Ministério da Saúde informa que a doença diarreica aguda (DDA) é uma síndrome causada por diferentes agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitos), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Em alguns casos, há presença de muco e sangue. Podem ser acompanhadas de náusea, vômito e febre. No geral, é auto-limitada, com duração de 2 a 14 dias.

As formas variam desde leves até graves, com desidratação e distúrbios eletrolíticos, principalmente quando associadas à desnutrição.

As medidas de controle consistem em: melhoria da qualidade da água, destino adequado de lixo e dejetos, controle de vetores, higiene pessoal e alimentar.

A educação em saúde, particularmente em áreas de elevada incidência de diarreia, é fundamental, orientando as medidas de higiene e de manipulação de água e alimentos. Locais de uso coletivo, tais como escolas, creches, hospitais, penitenciárias, que podem apresentar riscos maximizados, quando as condições sanitárias não são adequadas, devem ser alvo de orientações e campanhas específicas.

Considerando a importância das causas alimentares nas diarreias das crianças pequenas, é fundamental o incentivo a prorrogação do tempo de aleitamento materno, comprovadamente uma prática que confere elevada proteção a esse grupo populacional.

É importante lembrar que a diarreia é uma doença que deve ser tratada na Atenção Básica, portanto é um alerta aos municípios para colocarem à disposição o serviço de atendimento médico, bem como campanhas preventivas com suas equipes de PSF.

VI URSAP - Pau dos Ferros/RN

Nenhum comentário :

Postar um comentário