terça-feira, 29 de abril de 2014

Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa encerra-se dia 30

Termina no dia 30 deste mês o prazo para as inscrições da Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro. Até essa data, os professores interessados em participar da olimpíada devem acessar o site da OLP e realizar sua inscrição de acordo com a modalidade que irá participar.

A Olimpíada de Língua Portuguesa diferencia-se das demais competições nacionais pelo fato de desenvolver ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da escrita e leitura nas escolas públicas. 

O RN contou com a formação de 1100 profissionais, entre professores e representantes de secretarias municipais de educação, que por meio das experiências e metodologias ensinadas nas formações regionais devem aplicar os conteúdos da OLP em sala de aula.

Podem participar docentes e alunos dos seguintes anos escolares: 5º, 6º, 7º, 8º e 9º do ensino fundamental e 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio. Os alunos de 5º e 6º anos participam no gênero poema, os alunos de 7º e 8º anos desenvolvem textos de memórias literárias e os do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio trabalham com crônica. Os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio desenvolvem o gênero artigo de opinião.

Para o coordenador de Avaliação Escolar da SEEC, Afonso Gomes, a olimpíada é um das mais importantes ações de incentivo a escrita e leitura que as escolas podem realizar: “A olimpíada é a única competição no Estado que oferece uma formação para o professor e aluno voltada para a escrita e leitura”. Todos os municípios do RN já aderiram a olimpíada.

Na semana que antecede o fim das inscrições, 304 escolas estaduais já foram inscritas e a expectativa é que esse número cresça até a próxima quarta-feira. Depois do dia 30 de abril as escolas devem realizar as oficinas de leitura e produção de texto, culminando no envio dos textos selecionados na escola para a Comissão Julgadora Municipal no dia 15 de agosto. As fases estadual, regional e nacional serão realizadas entre os meses de setembro e novembro. Os vencedores nacionais serão conhecidos dia 1 de dezembro de 2014.

Nenhum comentário :

Postar um comentário